segunda-feira, 11 de junho de 2012

Em busca de felicidade

Por Giovanna Conte

O filme Cidadão Kane de Orson Welles, produzido em 1941 é o primeiro filme pós-folhetim do cinema. Ele rompe com a estética romântica e mostra ao mundo que o cinema pode ser uma forma de expressão artística de massa.
O diretor utiliza uma técnica cinematográfica inovadora, como a narrativa não linear, o tempo não cronológico, a profundidade de campo e o jogo de sombras. Além disso, o roteiro apresenta uma grande liberdade de expressão, uma nova linguagem e uma complexidade do personagem principal. Logo, podemos dizer que este filme após 71 anos não envelheceu, pois apresenta inúmeras características do cinema contemporâneo.
O filme mostra a vida do magnata da imprensa Charles Foster Kane sob diferentes pontos de vista. Inicia-se a película com uma filmagem lentamente do portão do palácio de Kane, mostrando a placa de proibida a entrada e então a câmera adentra o palácio quando há um foco nos lábios de Kane ao dizer “Rosebud” e cair morto no chão. A partir de sua morte o jornalista Thompson por meio de entrevistas com as pessoas mais próximas a Kane tenta descobrir por que aquela foi a última palavra do magnata. Através de “Rosebud”, Thompson quer decifrar todos os segredos que não foram revelados ao longo da vida de Kane e nós telespectadores ao assistir o filme tentamos fazer a mesma descoberta. Porém, depois de invadir a privacidade de Kane o jornalista não descobre o que quer dizer da palavra “Rosebud”. No final do filme, volta a aparecer a placa de proibida a entrada, nos remetendo a analisar a ironia que existe entre ela, pois ao longo do filme a ignoramos para poder obter o significado de tal palavra.
Thompson não conseguiu descobrir o significado de “Rosebud”, porém nós telespectadores, atentos, ao final do filme percebemos essa palavra materializada em um símbolo da infância de Kane. Portanto, podemos afirmar que “Rosebud” representa o que temos de mais profundo em nossos corações, nossos sonhos, nosso ideal de felicidade. E que foi isso que Kane buscou ao longo de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário