segunda-feira, 18 de junho de 2012

Cidadão Kane


        O filme Cidadão Kane conta a história do magnata da comunicação Charles Foster Kane a partir de sua morte solitária em sua mansão, após pronunciar sua última palavra “Rosebud”, que representa o grande mistério do filme. Após todo o alvoroço em torno da morte de Kane, um repórter passa a buscar o significado dessa expressão, entrevistando diversas pessoas que eram próximas a ele. Lançado em 1941, o filme, considerado o melhor filme de todos os tempos, é revolucionário em diversos aspectos.
        Cidadão Kane foi muito inovador na sua época e por isso é lembrado até hoje como marco na história do cinema. Orson Welles, diretor e intérprete de Kane, criou uma obra prima do cinema que se libertou de várias tradições e clichês de Hollywood. Welles usou uma narrativa fragmentária, ignorando a estrutura clássica, que era clara e linear. Foi construindo o personagem a partir de depoimentos, muitas vezes controversos, de pessoas que conviveram com o magnata em diferentes momentos de sua vida. Cada depoimento trazia episódios marcantes de sua trajetória que aos poucos revelavam ao público quem realmente era este emblemático personagem. Um homem que muito cedo foi separado de seus pais para assumir uma grande fortuna, o que acabou o tornando um homem de grande visão e ambicioso, mas também amargo e sombrio.
        O repórter Thompson busca compreender o que está por trás desse grande homem de negócios e sua verdadeira personalidade, e para isso, descobrir o que significa “Rosebud” lhe parece essencial. É nessa busca que Orson Welles leva o espectador, que também fica intrigado com a figura de Kane. Ele tem grandes ambições e parece querer sempre mais sucesso e riqueza. Isso muitas vezes o leva a cometer atos insanos e extravagantes, como construir um teatro para sua esposa aspirante à cantora ou lançar-se como candidato a governador. Porém, na vida pessoal, podemos perceber um homem amargurado e infeliz, que ao longo do tempo vai perdendo suas virtudes e ideais, passando a ser apenas um milionário solitário, vivendo sozinho em sua gigante mansão.
        O mistério sobre “Rosebud” não é resolvido, sendo revelado apenas aos espectadores no final do filme, que ficam com a missão de refletir sobre o desfecho, que pode ter várias interpretações e significados: a busca pelo preenchimento de um vazio que vem desde a infância de Kane, quando era realmente feliz, ou apenas representa o amor e a realização que ele não teve, quando se preocupava apenas com bens materiais. É isso que torna o filme tão especial. Ele traz a tona questões que fazem o público refletir, sem que necessariamente entregue as respostas prontas. Se o objetivo de Orson Welles era o de nos fazer pensar, ele conseguiu. A forma como ele deixa no ar o grande mistério do filme pode fazer com que um espectador menos atento demore a compreender o real sentido da história.
        Tecnicamente, o filme traz inovações visuais, como o uso da câmera em diferentes ângulos, nunca usados anteriormente, quando os filmes eram filmados sempre em um mesmo plano e perspectiva e a exploração de diferentes campos e espaços. Os cenários são belos e exageradamente exuberantes, algumas vezes beirando o mau gosto, o que serve para reforçar a imagem grandiosa de Kane. Um exemplo desse exagero pode ser a sua mansão inacabada, apelidada por Kane de Xanadu, a qual ele lota de obras de arte e até animais exóticos.
        Contando com um roteiro e técnica inovadores, Orson Welles e seu Cidadão Kane mudaram a forma como se fazia cinema. Sem as inovações que o filme trouxe, talvez não existissem tantos filmes bons e interessantes pra assistir hoje em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário