Em 1941 Orson
Welles lança 119 minutos de cenas preto e brancas, intituladas: Cidadão Kane. O
que Welles não sabia é que seu filme, ainda que 71 anos depois, continuaria a
ter um tema tão atual: as consequências do poder e do dinheiro na construção de
um indivíduo.
“Eu encontrei
pela primeira vez o Senhor Kane em 1871”, essas são as primeiras palavras do
diário do Sr. Thatcher, falecido tutor e administrador dos bens de Kane. Seria
Kane um novo órfão? Seus pais teriam falecido? Empobrecido? Qual o motivo pelo qual
os pais entregariam seu menino para outro cidadão cuidar? Primeiramente cabe
corrigir a frase, seus pais não, sua mãe. O pai de Charles tentou mostrar para
sua esposa que poderiam muito bem cuidar do seu filho no Colorado. Porém o fato
de um inquilino devedor pagar suas dívidas da pensão da senhora Kane em ações
de uma mina de ouro fizeram com que o forte do pequeno Kane fosse atacado.
Acreditando ser o melhor para educação do seu filho, a senhora Kane passa não
só a administração da mina, agora milionária, como entrega Charles aos cuidados
de um tutor. Mal sabia ela que posteriormente quatro universidades o
expulsariam.
Num famoso
jogo de computador intitulado The Sims, existia uma forma, um macete para os
jogadores ganharem dinheiro de uma forma fácil, bastava digitar no espaço
adequado a palavra Rosebud. Assim mesmo sem trabalhar, era possível ter
dinheiro para fazer o que se quisesse no jogo, como por exemplo, construir
casas gigantescas, repletas de quinquilharias caras. Chega uma hora que os
ricos jogadores, nem sentem mais necessidade de se relacionar com os outros
personagens, ou apenas estabelecem relacionamentos superficiais. Não se faz
nada por seu próprio esforço, mas ainda assim é possível se ter tudo o que
quiser, até que chega uma hora que o jogo perde a graça.
Esse jogo de
computador citado acima representa tão bem a vida de Charles Foster Kane, um
homem que é milionário sem ter nunca se esforçado na vida, alguém que compra
tudo o que quer, como por exemplo, seu palácio intitulado Xanadu, repleto de
estátuas, animais, quadros e tudo o que ele quisesse colecionar. Kane também
não tem grande vontade de se relacionar profundamente com outras pessoas, e
segundo ele mesmo disse: teria sido um grande homem se não tivesse sido tão
rico.
Cidadão Kane
ou seria Cidadão Quem? Neste filme nos deparamos com um homem em constante
busca de identidade e de personalidade: – Desde quando ele coleciona
diamantes?-Desde que ele conheceu alguém que os colecionava. Ao casar-se com
sua primeira esposa, sobrinha do presidente dos EUA, Kane resolve dedicar-se a
política. Dezoito semanas após seu divórcio, casa-se com sua Susan Alexander,
detentora do sonho de cantar ópera para a mãe dela, Kane resolve então construir
o Teatro Lírico Municipal de Chicago, e se torna admirador de ópera.
O filme não
passa do retrato de um homem formado através de diversas entrevistas realizadas
pelo jornalista Jerry Thompson
a fim de construir uma reportagem sobre Kane, após sua morte. Essa pesquisa
para a realização do memorial busca, ineficazmente, quem ele era, e não o que
ele teve, através de sua última palavra antes da morte: Rosebud.
Ao completar
25 anos, e então obter o direito de administrar toda a sua riqueza, Kane diz querer
apenas o Inquirer, jornal de pequena circulação, achava que seria divertido
dirigir um jornal, Kane não queria dinheiro e Thatcher, nunca entendeu isso. Dirigir
o jornal era uma forma de ser lido, por alguém, receber atenção, se sentir
importante para os leitores, como tenta na sua carta de princípios: ganhar a
confiança dos que o leem. Entretanto note que se não fosse herdeiro de uma
grande riqueza, Kane não poderia ter se dado ao luxo de dirigir um jornal,
apenas por diversão.
A vida de
Charles, assim como no jogo eletrônico , não passou de uma simulação de vida,
que deixou por desejar real comprometimento, ou realizações concretas, envoltas
por qualquer tipo de sentimento. O único objetivo real do jogo é organizar o tempo
de seus Sims para ajudá-los a alcançar seus objetivos de avanço pessoal. Fato este
não ocorre nem com Kane nem com o jogador que utiliza o macete de dinheiro
rápido e fácil, assim, as consequências do poder e do dinheiro na
construção de um indivíduo tornam-se evidentes em ambos os casos. A palavra que
une um jogo eletrônico e a vida real de um homem: Rosebud demonstra-se ao longo
do filme como imposição as coisas que Kane não quer que aconteçam, mas que não
pode fazer nada contra: sua separação da mãe, o abandono da segunda esposa, e
finalmente a morte. Rosebud, para Kane e para o jogo The Sims, não passa de uma
vida que permaneceu botão, e nunca floresceu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário