domingo, 27 de maio de 2012

"Rosebud” e a Imprensa Marrom




por Athos Ribeiro           

             Cidadão Kane, produzido e protagonizado por Orson Welles em 1941, é um filme com características muito peculiares, pois seus recursos – mesmo que “primitivos”, devido à época em que foi criado – são à base de muitas técnicas cinematográficas atuais. Esse é o fato que faz com que o filme seja lembrado e reconhecido como precursor de técnicas do cinema contemporâneo (pós-cinema mudo) como o uso de flashback, efeitos sonoros, enquadramento de cenas, recursos de luz e sombra entre outros. Apesar disso, não se pode considerá-lo o melhor filme de todos os tempos, pois é preciso “prender” /manter a atenção do expectador, de maneira que o surpreenda, para que não se torne cansativo e monótono. Na questão de conteúdo o filme deixa muito a desejar por causa desses aspectos citados.
            Um ponto interessante do filme está em perceber a sutileza com que é colocado o surgimento da “Imprensa Marrom” – o sensacionalismo. Sabe quando a gente passa pela banca e vê aquelas revistas com diversas reportagens sobre o dia-a-dia dos artistas? Por exemplo: “Fulano de Tal foi passear na praia, às dez horas da manhã, COM SEU NOVO CACHORRINHO!”. Aquela imprensa que cria uma enorme polêmica sobre algo não tão relevante, com o intuito de vender mais o seu jornal, revista, etc. O filme gira em torno de uma busca pelas informações sobre a vida de Kane, para decifrar o significado da última palavra dita por Kane: “Rosebud”. Um Jornalista faz diversas entrevistas com pessoas próximas a Kane, ouvindo muitas versões sobre como ele era em sua vida pessoal, focando na busca para entender o porquê da última palavra.
            É notável a superficialidade do tema, a polêmica criada em cima de uma matéria jornalística para se vender mais. Também se pode ver esse contexto com uma grande ironia (subjetiva), de o próprio Kane – que foi o precursor nesse tipo de imprensa (sensacionalista) – ser alvo dela após sua morte.





Nenhum comentário:

Postar um comentário