segunda-feira, 25 de junho de 2012

ENSAIO SOBRE UMA REFEIÇÃO

Por Alice Garcia


Ahh, o café da manhã! A dita refeição mais importante do dia. Talvez por ser a primeira, talvez não. Aquela que deve ser muito saudável e balanceada, podendo também ser chamada: desjejum. Aquela que reúne pessoas com os mais diversos humores. A refeição que muitos não fazem, uns por não terem fome, outros porque não tem tempo e, outros ainda, porque não tem a oportunidade.
Ahh, o café da manhã. Para muitos é um momento de reconquista, pois é quando a pessoa amada é surpreendida com um romântico café na cama e talvez até com uma palhinha da famosa música do rei Roberto Carlos ‘‘Amanhã de manhã vou pedir o café pra nós dois te fazer um carinho e depois... ’’. Muitos, porém, acordam de mau humor e ai de quem dirija a palavra a eles na hora do café, o momento deve ser de total silêncio. Outros, contudo, acordam com humor exuberante, numa felicidade que cativa aqueles que o cercam e esses acabam tornando o café de todos mais alegre.
Ahh, o café da manhã de hotel. Não há quem não aprecie. São diversos tipos de pães, bolos, cucas. Uma grande variedade de sucos. Café, chá, leite, omelete, salsichas, iogurte, enfim, a todos o café da manha de hotel agrada. E não me diga que você não gosta, sabemos que gostar disso é unânime. Até porque, cá entre nós, não precisamos prepará-lo nem lavar a louça, é só chegar, sentar, comer e sair.
Ahh, o café da manha do final de semana. Nesse a fartura geralmente é maior. Algum membro da casa busca pão fresquinho na padaria do bairro e o tempo gasto ao redor da mesa é dobrado.
E o que dizer do café da manhã americano, o tal ‘‘american breakfast’’, no qual são incluídas panquecas, waffles, bacon, ovos, pasta de amendoim, cupcakes, muffins, entre outros pratos, que, em geral, são estranhos aos nossos costumes.
Variando de pessoa para pessoa, família para família, o café da manhã é algo íntimo. Alguns núcleos familiares fazem esta refeição ainda em seus pijamas e outros já arrumados e prontos para sair para o trabalho, escola e afins. Naquele momento, sentados a mesa, muitas vezes discutem assuntos sérios, tomam decisões importantes, resolvem problemas familiares.
Café da manhã é bom de mais. Possui suas variações de acordo com os integrantes da mesa, mas é sempre a refeição que da início ao dia, a mais um dia na vida de todos, um dia que tem tudo para ser iluminado e cheio de alegrias, depende de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário