terça-feira, 3 de julho de 2012

Amizade: o sentimento chave da vida...


A amizade aparece naturalmente em nossas vidas. Desde muito novos descobrimos o sabor de compartilhar momentos, descobertas, desventuras, segredos com alguém...O tempo faz com que sejamos mais seletivos com nossas amizades, faz com que fiquemos mais atentos para não colocar, inadvertidamente, em nossas casas, lobos ao invés de amigos. Aprendemos a diferenciar as amizades que vem trazendo um mal consigo deixando cicatrizes, das amizades que aquecem o coração e simplesmente fazem a vida valer à pena. Como já dizia Vinícius de Moraes “a gente não faz amigos, reconhece-os”.
A amizade é um sentimento tão belo, infinito e contagiante... Não importa quantos amigos você tenha, sempre cabe mais um. Todos tem algo a nos ensinar, nos acrescentam em nosso modo de vida, visão de mundo, ou simplesmente nos causam uma simpatia tão forte capaz de renovar energias e nos fazer dar tanta risada que podem transformar um dia nublado em um dia colorido com sua simples presença. Amigo é bom pra jogar conversa fora, falar bobagem sem medo de ser repreendido, pra pedir conselho quando a coisa “tá preta”, pra dar consolo quando bate a carência, pra dizer “vá em frente” mesmo quando a barca já furou, pra nos tirar da “merda” e às vezes, inclusive, entrar na merda com a gente. Amigo que é amigo não deixa a peteca do outro cair, quando não tá ali junto correndo pra nos tirar do buraco, tá mandando todas energias positivas para que nossos planos engrenem, para que nossos sonhos floresçam , para que a vida nos seja leve e doce.
Amigo faz o difícil parecer mais suave, o amanhecer parecer mais intenso, o choro menos doloroso e as alegrias mais comemoradas. Quando já existe outro sentimento, como o amor, a amizade vem como um plus indispensável que dá a liga nos relacionamentos, que aumenta a conexão de dois apaixonados. Além do toque, traz a compreensão, a preocupação com o outro e a intensa dedicação em ver o outro feliz. A amizade faz com que o amor não seja egoísta, faz com que se pense no “nós” e não no “eu”. “Amizade na íntegra, apenas sente o querer bem, sempre...Na verdade a verdadeira amizade é uma outra fora disfarçada do amor”(Thaty Costa).
Depois de tanto refletir e tentar dar significados à amizade posso dizer que a vejo como o sentimento mais louvável e indispensável que há, pois onde quer que nos encontremos são os nossos amigos que constituem o nosso mundo. Independende de ser amigo-primo, amigo-parceiro, amigo-amor, amigo-pai, amigo é sempre amigo e dá sempre um toque colorido para o canto da casa ou da vida que anda meio opaco.
Beate Helena Kranz

Nenhum comentário:

Postar um comentário