domingo, 8 de julho de 2012

Cidadão Kane, inovador.


O filme Cidadão Kane, lançado em 1941, traz para a sociedade um novo conceito de cinema, mostrando novos estilos de filmagens, posição das câmeras e flashbacks. Não é a toa que é considerado por muitos o melhor filme de todos os tempos.
   Cidadão Kane traz a história de vida de um magnata americano, chamado Charles Foster Kane, um menino pobre que acaba se tornando um dos homens mais ricos do mundo.
O filme inicia com a morte de Kane, que momentos antes de morrer pronuncia o nome "Rosebud". Após dias com noticias sobre a morte de Kane, um jornalista chamado Jerry Thompson é enviado por seu chefe para descobrir tudo sobre Kane, até saber o significado da palavra "Rosebud" a qual ninguém sabia o que era. A partir daí, a busca pelo significado da palavra leva o repórter a descobrir toda trajetória de vida de Kane, indo fazer entrevista as pessoas mais próximas dele, como seu secretário, sua segunda esposa, e seu mordomo. Cada depoimento é precedido de um flashback, que vão mostrando os episódios da vida multifacetada de Kane, porém esses episódios são contados de diversos pontos de vista complementando a história de forma inovadora.
   Ao final do filme, após cansativa investigação, o repórter se vê incapaz de descobrir o significado da palavra "Rosebud", e conclui que foi Charles Foster Kane foi um homem que possuiu tudo o que quis, e depois perdeu tudo. No final do filme é revelado apenas ao espectador o sentido da palavra "Rosebud",era algo que remetia a sua infância, a época que algo sensível existia, nem que essa palavra fosse apenas um mero trenó, que significava para ele muito mais que luxúria e poder, que alcançou com muita ambição.
   "Cidadão Kane" faz com que o espectador se sinta lisonjeado sendo previlegiado em saber o verdadeiro sentido da vida de Charles Foster Kane atravez da palavra "Rosebud", enquanto ninguém mais na trama saberá. Mostra que é necessário estar de fora na história para entender-la por completo. Na cena final, quando o espectador assiste a queima do trenó, onde está baseado toda a trama do filme, percebe que a vida de Kane finalmente se foi por completo, tudo que realmente importava para o jornalista rico se extingue, mostrando que sua fortuna não é o importante na história.

Lucas Borin

Nenhum comentário:

Postar um comentário