quarta-feira, 11 de julho de 2012


PORTO ALEGRE (NÃO) É DEMAIS.
 Carolina Schroeder

            O orgulho dos gaúchos com a sua capital é constatado nas inúmeras vezes e na intensidade com que os porto-alegrenses afirmam: o por do sol de Porto Alegre é o mais bonito do mundo. Entretanto, há um bom tempo, essa é uma das poucas coisas que a cidade tem pra se orgulhar.
            A canção de Isabela Fogaça, Porto Alegre é Demais, cantada há tantos anos, como que um hino, e com tanta comoção por seus moradores, acaba por explicitar a mentalidade bairrista dos porto-alegrenses. Pois, se a capital dos gaúchos é tão perfeita, por que mudá-la? Esse tipo de pensamento acaba por refletir na falta de indignação da população com ineficiência que as autoridades vem atuando no governo municipal.
            A dita capital do Mercosul não possui metrô e está de costas para seu maior atrativo turístico. O descaso, ao longo dos anos, do poder público de Porto Alegre com os 70 km de orla que rodeiam o poluído rio Guaíba é vergonhoso. Sem uma visão de exploração turística da cidade e uma mentalidade provinciana contra projetos que visam transformar e qualificar seus pontos turísticos, a tentativa atual é desenvolver o turismo de negócio.
            Entretanto, as coisas parecem estar melhorando com a realização Copa do Mundo em 2014. As pessoas parecem estar abrindo os olhos para como aproveitar o potencial turístico da cidade, mas ainda há muito trabalho a ser feito. Porto Alegre pode ser demais, mas no momento ainda esta longe disso.

                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário